domingo, 10 de agosto de 2014

Homenagem em dose dupla

Foto de Rodolpho Machado na revista Placar nº696, de 23 de setembro de 1983.

Na semana passada, no jogo no Maracanã contra o Goiás, o Fluminense prestou uma bela homenagem a uma das mais famosas duplas da história do futebol brasileiro que deu tantas alegrias à torcida nos anos 80: Assis e Washington (com direito a distribuição de máscaras deles para a torcida). O blog Futebol Sonoro aproveita para registrar também sua homenagem.

No início dos anos 80, quem dominava o cenário no futebol carioca e nacional era o Flamengo. Esse cenário mudou com a chegada de Washington e Assis ao Fluminense em 1983 após uma passagem vitoriosa de ambos pelo Atlético-PR, onde tinham se consagrado com um título estadual após 12 anos de jejum e levaram o time paranaense até a semifinal do Campeonato Brasileiro de 1982 (faltou muito pouco para não eliminar o Flamengo).

A chegada deles ao Flu ocorreu sem maiores alardes. O time carioca amargava anos sem conquistas e depositava suas parcas esperanças em contratações de jogadores menos conhecidos. Mas o time “deu liga”, a começar com a conquista da Taça Guanabara, que levou o time para a final do campeonato daquele ano. Em setembro de 1983, após a conquista da Taça Guanabara, a revista Placar já deu destaque a esta dupla com uma reportagem especial que iniciava da seguinte forma:

Um é paulista e o outro baiano, mas passariam perfeitamente por dois cariocas autênticos. Assis, 29 anos, e Washington, 23, chegaram ao Rio de Janeiro há pouco mais de dois meses e já assimilaram toda a malandragem que a cidade lhes podia ensinar. Juntos desde os tempos de Atlético Paranaense, eles combinam jogadas, armam esquemas particulares imprevisíveis e sabem como ninguém tirar partido da irritação do adversário. Resultado: conquistaram a Taça Guanabara defendendo um time, o Fluminense, que até eles chegarem estava totalmente desacreditado”.

A final do estadual foi disputada em um triangular com Bangu e Flamengo. Após um empate contra o Bangu, chegou ao jogo contra o Flamengo com a necessidade de ganhar para continuar na briga pelo título e eliminar o rival. O jogo seguiu empatado até os 45 minutos do 2º. tempo, quando Assis recebeu um lançamento de Delei, entrou na área e tocou na saída do goleiro Raul, fazendo o gol decisivo para o título do Flu. De tão marcante, a torcida tricolor passou a reverencia-lo com o canto “Re-cor-dar é viver...Assis acabou com vocês” (parafraseando a música “Recordar é viver, eu ontem sonhei com você”).  Vale a pena conferir a reportagem especial do Sportv sobre este jogo com depoimento de Delei (https://www.youtube.com/watch?v=w758fKWUGUc), assim como conferir o canto daquela torcida em jogo que comemorou o centenário do Fla x Flu (e presença de Assis): https://www.youtube.com/watch?v=RkuijwEqYSI.

Em 1984, novamente contra o Flamengo, Assis acabou repetindo a dose e o Flu saiu-se bicampeão (www.youtube.com/watch?v=0oqMQ_S8Bsg ).  Washington também costumava ser decisivo, como na final de 1985 (ano do tricampeonato) ao marcar um belo gol contra o Flamengo em jogo em que Assis estava de fora, contundido, jogo que mereceu uma reportagem especial na Globo, com relato do goleiro Paulo Vítor e o lateral Leandro, do Flamengo: https://www.youtube.com/watch?v=_4_s7cAOELs.

Como se não bastasse, nesse período a dupla – chamada de Casal 20 – levou o time ao título brasileiro em 1984 que veio em um empate sem gols contra o Vasco (após vitória de 1 x 0 com gol de Romerito). O Sportv fez uma reportagem especial de um jogo marcante daquela trajetória: a vitória sensacional na semifinal contra o Corinthians, fora de casa, por 2 x 0, com participação do Assis lembrando aquele jogo.

Enfim, entre 1983 e 85, aquele Fluminense conquistou o tricampeonato estadual e foi campeão brasileiro com um time que além do forte conjunto e do paraguaio Romerito (o craque do time), teve como um dos maiores símbolos o chamado Casal 20, totalmente identificado com o time e sua torcida.

Tal como foram unidos em campo, Washington e Assis acabaram falecendo em um curto intervalo de tempo (entre 25 de maio e 6 de julho), deixando um imenso pesar por parte da torcida do Atlético-PR e do Fluminense. Lembro que no dia em que Assis foi enterrado em Curitiba, simbolicamente caiu uma chuva torrencial. Até o céu estava triste.

Por tudo que construíram junto ao futebol, pelo que representaram principalmente para as torcidas do Atlético-PR e Fluminense, qualquer homenagem será pouca. Segue aqui o vídeo exibido no telão do Maracanã. É de se emocionar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário