segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Rumo do São Paulo de Hélio Ziskind

Capa do Disco Coração de 5 Pontas


Hoje, 25 de janeiro, na mesma data em que a cidade de São Paulo faz 462 anos, marca também o aniversário do time que leva seu nome. Fundado em 25 de janeiro de 1930, o São Paulo completa hoje 86 anos.

Para celebrar o time que teve como um dos destaques no jogo de despedida do Rogério Ceni shows de rock com diversos músicos tricolores, vale citar aqui outro importante registro musical para o São Paulo: trata-se de um disco bem criativo do Hélio Ziskind, que conta em ritmo canções para crianças, a história do Tricolor do Morumbi (1). Com o nome de “Coração de 5 Pontas”, trata-se de um projeto de Rui Branquinho, publicitário tricolor que volta e meia aparece com alguma boa ideia,

Hélio Ziskind é um desses músicos da vanguarda paulistana que, na década de 1970 lançou, ao lado de gente como Luiz Tatti, Paulo Tatti e Ná Ozetti, o grupo Rumo. Entre 1981 e 1991, o Rumo lançou sete discos. Tinha como uma das características principais a boa dose de experimentalismo. 

A partir da década de 1990, já em carreira solo, Hélio Ziskind passa a direcionar a maior parte da sua criação para o público infantil. Entre diversos discos de histórias e músicas infantis, merece destaque o trabalho de composição para o Castelo Ra-tim-bum, excelente programa infantil da TV Cultura durante parte dos anos 1990 e 2000. Quem não se lembra do som de abertura: bum-bum-castelo-ratim-bum? ( https://www.youtube.com/watch?v=Vrf4mdnOi10 )

Outro infantil de grande sucesso de autoria do Ziskind foram as canções para a Turma do Cocoricó. Tá na hora do Co-co-ri-cóooo: https://www.youtube.com/watch?v=jFDyRft_y5Y

Seguindo nessa toada, em 2009, ele compôs as músicas para o disco com a história do São Paulo que, mesmo sendo destinado ao público infantil, certamente atraiu o público adulto, principalmente torcedores tricolores. Trata-se de um registro da história do clube de uma maneira diferente e divertida.

O disco começa com o Foguete tricolor:

9, 2, 9, 3, 0, 5 aperte o cinto que o foguete tricolor vai decolar
Lá vai o foguete tricolor voando pelo céu no espaço sideral
Uau, colossal (2x)
Na cabine do foguete o piloto digita feito louco no seu computador
"Velhinho Sabereta!
Fala mestre.
Tô aqui assim, curioso.
Curioso com o que mestre?
A vida, como era a vida, antes do São Paulo existir? Havia vida?
Hum, vamo vê, vamo vê"
Enquanto o velhinho trabalha eu olho pra janela
E vejo no espaço
A bola, ela, a bola
Amada bola, pequeno sol do universo futebol
Como planetas apaixonados giramos ao seu redor
Amada bola, pequeno sol do universo futebol
Como planetas apaixonados giramos ao seu redor
"Sim mestre, havia vida.
Atenção, reprogramar a direção, buraco negro, aproximar, entrou."
Vamos passear na avenida do tempo
Vamo ver, vamo ver como tudo começou (3x)

Iniciando na sua pré-história, com as conquistas do Paulistano que deram origem ao time do São Paulo, o disco vai passando por várias fases, como a primeira conquista em 1931, com apenas 1 ano de vida: 

Bebê, o que você na mão
Não é mamadeira ,não é não
É uma da taça da cor do sol
Que eu ganhei do futebol

Depois vai desfilando uma história envolvente com informações detalhadas sobre os ídolos, os grandes jogos e as principais conquistas do Clube até o final dos anos 2010, com os títulos daquela época. Para fazer justiça a todos ídolos, o  disco finaliza citando diversos de nomes que fizeram parte da história:... nomes para não esquecer (como diria o próprio Hélio Ziskind).

Esse disco, logo que foi lançado, mereceu uma resenha do Vítor Biner que vale a pena conferir: http://blogdobirner.virgula.uol.com.br/2009/11/28/coracao-de-5-pontas/

E finalizo entregando minha torcida: que a inspiração de artistas como o Hélio Ziskind reflita no time atual para que volte aos bons tempos...

(1) Esse disco ganhei do Zedu, famoso tricolor, dono da loja de brinquedos educativos Tatu Bolinha, em Campinas, SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário