terça-feira, 3 de maio de 2016

Kasabian e o incrível Leicester


Tom Meighan e Sergio Pizzorno, do Kasabian, no estádio do Leicester City
No dia 2 de maio de 2016 o incrível Leicester City, mesmo sem entrar em campo, conseguiu seu primeiro título da Premier League com duas rodadas de antecedência ao ver o Tottenhan ceder empate ao Chelsea

Definitivamente foi um feito histórico para os foxes (apelido do Leicester City): trata-se do primeiro título do competitivo campeonato inglês com seus 132 anos de vida de um time considerado pequeno, que até um ano atrás estava brigando contra o rebaixamento. Nessa temporada, de quebra, conseguiu deixar para trás rivais muito mais poderosos economicamente como Tottenhan, Manchester United, Liverpool,  Arsenal, Chelsea e Manchester City.

Além do meia argelino Mahrez (considerado o melhor jogador do campeonato), do francês Kanté, do zagueiro jamaicano e capitão do time Morgan e do artilheiro Vardy, certamente um dos principais responsáveis por essa façanha foi o técnico italiano Claudio Ranieri, que antes do começar a temporada tinha como único objetivo escapar do rebaixamento. Com esse título, Ranieri certamente virou herói em Leicester, a ponto de leva-lo a lágrimas com homenagens dos seus torcedores antes mesmo da consagração final (https://www.youtube.com/watch?v=BWeg1lQp7Ug).

A trajetória desse time pode ser comparada a de outro time pequeno clube da mesma região que há quase 40 anos também surpreendeu ao conquistar não só o campeonato inglês em sua primeira temporada após subir da 2ª divisão, como também o bicampeonato europeu da Copa dos Campeões: o Nottinghan Forest.

Assim como o Leicester, o Forest também tinha como um dos responsáveis pelas conquistas um técnico surpreendente, no caso, Brian Clough. Sua trajetória anterior à chegada no Nottinghan Forest, quando foi campeão pelo pequeno Derby County e acabou fracassando no Leeds, foi muito bem retratada no filme “Maldito Futebol Clube” (“The Damned United”), disponível também no YouTube em versão dublada: https://www.youtube.com/watch?v=_p_fZ6PPba0. Atualmente, a rodovia que liga Derby a Nottinghan homenageia o herói desses dois clubes como seu nome: Brian Clough, falecido em 2004.
Rodovia Brian Clough, que liga Nottinghan a Derby, na mesma região de Leicester
O título deste ano do Leicester City foi muito comemorado por uma das mais famosas bandas de indie rock da atualidade: Kasabian. Oriundo de Leicester, os seus integrantes são torcedores do Leicester e sempre tiveram uma profunda relação com o futebol. Em 2010, a canção I’m on Fire foi escolhida para tocar na abertura das transmissões dos jogos do campeonato inglês e serviu para impulsionar o sucesso dessa música e do próprio Kasabian. (https://www.youtube.com/watch?v=agVpq_XXRmU). Essa canção também servia para animar a torcida dos Foxes após gols do Leicester, como se pode visualizar nesse vídeo de 2009 no jogo contra o Barnsley: https://www.youtube.com/watch?v=u_bQAJ-6Ig4.

Ainda naquele ano, o vocalista Tom Meighan já tinha sido escolhido para lançar a camisa da seleção da Inglaterra, em show na França às vésperas da Copa de 2010, em evento promovido pela Umbro. Naquela ocasião ele comentou: “É sensacional sermos a primeira banda a lançar uma camisa da Inglaterra. E nada melhor do que fazer isso na casa de um dos nossos grandes rivais do futebol”.

Ciente dessa empatia entre time o banda de rock, no início da vitoriosa temporada 2015-16, Ranieri resolveu buscar inspiração junto ao Kasabian e pediu que “Fire” fosse tocada no King Power Stadium (estádio dos foxes) do duelo contra o Sunderland. Com a vitória por 4 x 2, Ranieri fez o seguinte comentário: “When you go on the pitch and you hear the song from Kasabian, that means they want warriors”

Quando descobriu que seu som tinha motivado os jogadores, o guitarrista Serge Pizzorno ficou feliz da vida: “É o elogio definitivo. Eu poderia abrir mão de todos os meus prêmios por isso”, comentou em entrevista à revista britânica NME (http://www.nme.com/news/kasabian/87453). Interessante que além de torcedor do Leicester, Serge Pizzorno costuma participar de partidas beneficentes e até já fez gol em um amistoso entre Inglaterra e seleção do Resto do Mundo em 2012 (ele jogando pelo Resto do Mundo): https://www.youtube.com/watch?v=JPw7c0ChdBk.

Agora, para encerrar essa vitoriosa parceria, Kasabian anunciou que fará um show para celebrar a recente conquista no dia 28 de maio no King Power Station (https://www.youtube.com/watch?v=5E3d-4nZJ_U). Isso que é parceria bem-sucedida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário