quarta-feira, 9 de julho de 2014

Argentina nas mãos de Deus e de Romero


Difícil voltar a escrever no auge da ressaca após o verdadeiro massacre imposto pela seleção alemã ao cambaleante futebol brasileiro. Muito já se disse, especulou, reclamou, etc. de modo que prefiro mudar o foco, direcionando para outros fatos que marcaram esta sensacional Copa do Mundo.

Inegável que daqui a alguns anos, quando formos falar desta Copa de 2014, esta fatídica goleada certamente será lembrada. Um resultado de 7 x 1 na semifinal contra um time com mais títulos nos mundiais jogando em casa é definitivamente um fato para entrar para história. Teremos que conviver com isso. 

Mas outros fatos também marcaram esta Copa: a estreia da então campeã amargando outro resultado humilhante, a alta média de gols, os excelentes jogos, as festas nos estádios, a sensação da equipe da Costa Rica e...a mordida do uruguaio Luiz Suarez no italiano Chiellini.

De fato, não há como passar despercebido por este fato. Não dá para entender o que leva um jogador que tinha sido decisivo no jogo anterior ao marcar dois gols a  morder, de forma deliberada, seu colega de trabalho. E o pior, um jogador que, tal como Heleno ou Almir Pernambuquinho, tem se destacado na carreira tanto pela bola que joga, como pelas atitudes completamente destemperadas.

Um cantor e humorista inglês não perdeu tempo e em poucos dias compôs uma canção com uma bela melodia narrando este fato: “Hey Luiz, don’t bite me”. Uma Ode a Luiz Suarez em que o autor sugere uma ajuda de psicólogos ao jogador que “tem diamantes nos pés e lobos nos olhos”. Vale a pena conferir o vídeo desta canção, com ilustrações de Dave Anderson.

Não foi a primeira vez que um episódio marcante de uma Copa recebe uma canção específica. Na Argentina, o música Rodrigo Bueno (conhecido como “El Potro”) homenageou o ídolo Maradona em uma canção que faz referência à “la mano de Dios”, que foi a forma como ficou conhecido o gol que o Maradona fez com a mão contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986. No mesmo jogo, Maradona fez outro gol que para muitos (inclusive para mim) foi o mais bonito da história das Copas, em um lance em que driblou praticamente meio time adversário antes de completar para o gol. O vídeo abaixo mostra a música com uma série de lances e gols deste que foi, para a minha geração (que não viu Pelé jogar), o maior jogador da história do futebol.

Essa canção entrou no repertório de um documentário sobre o Maradona feito pelo cineasta Emir Kusturika. Ao contrário de tantos outros filmes do gênero que focam a carreira e os gols de jogadores, neste o olhar se dá sobre a história do ser humano, com suas belezas e mazelas. Nesse vídeo aparece essa canção cantada pelo próprio Maradona, passagem esta que faz parte deste filme documentário.

O filme ainda mostra passagens sensacionais sobre a igreja maradoniana, criada pelos seus fãs na Argentina, com seus rituais que incrivelmente são levados a sério.

28 anos após “La Mano de Dios” ter ajudado a Argentina a conquistar o seu segundo título mundial e consagrada Maradona, as esperanças dos nossos “Hermanos” para esta Copa residem, fundamentalmente, nos pés geniais de Lionel Messi (La Pulga), tantas vezes eleito melhor do mundo, mas que ainda ocupa um patamar abaixo de Maradona em seu país por não ter levado a Argentina a um título mundial.


Para chegar à 5ª final na história das Copas, em tempos de Papa argentino, a sua seleção dependeu de outras mãos: a do Romero, fundamental ao defender dois pênaltis e levar a sua seleção à sua 5ª. final de Copa do Mundo. Resta saber agora se contra o forte time alemão, além das mãos de seu goleiro e da reza do Papa, os pés de Lionel Messi  conseguirão fazer a diferença e levar o título. Quem sabe nossos vizinhos possam celebrar cantando “La Mano de Dios”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário