quarta-feira, 21 de maio de 2014

Tom Jobim e o futebol

Antes de iniciar a série sobre as seleções da Copa do Mundo de 2014, vou relembrar episódios de música relacionadas a futebol a título de introdução do Blog Futebol Sonoro. 
Há algum tempo fui assistir a um show de grupos vocais no Sesi do Portão, em Curitiba. Na época, todas as quintas-feiras tinham shows desse tipo e o ingresso foi um agasalho para doação.
Tratava-se de um programa diferente e o repertório era composto basicamente por clássicos da mpb e bossa nova. O primeiro grupo a se apresentar foi o Fino Trato, composto por quatro vozes. Em seguida foi a vez de um grupo maior denominado Pano pra Manga.
Foi quando reparei que uma música do Tom Jobim (até ele) que relaciona, ainda que de leve, o velho esporte bretão. Trata-se de “Falando de Amor”, uma bela canção em que o maestro Tom em mais uma declaração de amor, diz que pelo seu amor, até esquece do futebol.
Fiquei na dúvida se essa música era válida para colocar no blog, já que no caso, refere-se ao futebol como algo esquecido diante da garota. Mas acho que a título introdutório dessa nova fase do Blog e considerando que, era o "Tom Jobim" que estava falando de futebol, então resolvi que seria válido.
Procurando no youtube, essa maravilha da internet, encontrei esse vídeo genial com Tom e Chico juntos gravando essa música: https://www.youtube.com/watch?v=3mIvdzqrpXU
Junto com o Chico, o verso passa a ter um peso maior, já que ele, ao contrário do Tom, é de fato um apaixonado por futebol. Vale a pena conferir.

Segue a letra dessa bela canção:

Se eu pudesse por um dia
Esse amor, essa alegria
Eu te juro, te daria
Se pudesse esse amor todo dia
 Chega perto, vem sem medo
Chega mais meu coração
Vem ouvir esse segredo
Escondido num choro canção
Se soubesses como eu gosto
Do teu cheiro, teu jeito de flor
Não negavas um beijinho
A quem anda perdido de amor
Chora flauta, chora pinho
Choro eu o teu cantor
Chora manso, bem baixinho
Nesse choro falando de amor
Quando passas, tão bonita
Nessa rua banhada de sol
Minha alma segue aflita
E eu me esqueço até do futebol
Vem depressa, vem sem medo
Foi pra ti meu coração
Que eu guardei esse segredo
Escondido num choro canção

Lá no fundo do meu coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário