sábado, 24 de maio de 2014

Inglaterra, capital Liverpool


Mais conhecida por ser a cidade dos Beatles e pela importância de seu porto no comércio internacional de escravos no século XVIII, a cidade de Liverpool é também a que mais cedeu jogadores para a seleção inglesa que virá para o Brasil disputar a Copa do Mundo. Entre os 23 convocados para a Copa do Mundo de 2014, oito jogam em um dos times da cidade (cinco do Liverpool e três do Everton).

E em uma cidade com essa importância no mundo do futebol e da música, nada mais natural  que haja constante interação entre ambos. Embora os Beatles sempre fossem muito discretos em relação ao futebol, consta que Paul Mccartney seria torcedor do Everton (conhecido como Toffees), sem grande fanatismo a ponto de manifestar simpatia pelos dois times em entrevistas a respeito. Recentemente, “Sir” Paul Mccartney concedeu uma entrevista ao jogador uruguaio Luís Suarez (que joga no Liverpool) e no final termina simulando o grito da torcida do Liverpool, mas puxa um “Everton” para encerrar (ainda que de forma discreta e simpática, como um verdadeiro “Sir” que é). Vale a pena conferir essa entrevista aqui:

Ja a torcida do Liverpool  (conhecido como Reds) notabilizou-se por, além de ser uma das mais fanáticas do mundo, ter como um dos principais cantos desde a década de 1960 “You’ll never walk alone”, composta por Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II para o musical “Carousel” em 1945. Esse canto entoado nos estádios em dia de jogo é tão vibrante que inspirou o Pink Floyd a inserir como música incidental  em “Fearless”, canção que fez parte do disco Meddle de 1971. Vale a pena conferir (no início, e a partir do minuto 5:00). Sensacional. Lembro que quando eu era criança, gostava de escutar essa música enquanto jogava futebol de botão para ambientar o estádio.

Essa canção adquiriu tal identidade com o Liverpool que foi parar no escudo do time e se encontra gravada sobre o portão de seu memorável estádio Anfield. Curiosamente o Anfield foi a casa do rival Everton entre 1884 (ano de sua inauguração) e 1892, quando optou por sair de lá devido ao alto valor de aluguel cobrado por John Houlding que, sem time para jogar, acabou fundando o Liverpool.

Momento marcante na final da Liga dos Campeões de 2005, quando o então poderoso Milan terminou o 1º tempo vencendo por 3 x 0 o Liverpool em Instabul. No retorno para o 2º tempo, ao contrário do que se poderia imaginar, a torcida do Liverpool calou a do Milan enquanto cantava “You’ll Never Walk Alone”, emocionando seus próprios jogadores que, tirando forças sabe-se lá de onde, reagiram de forma espetacular, conseguiram o empate, levaram a decisão para os pênaltis e faturaram o título. O clip abaixo mostra momentos desse jogo, iniciando e finalizando com a torcida cantando.


Diante disso, mesmo com time jovem, mesclando com alguns jogadores próximos ao final da carreira como Steven Gerard (do Liverpool), acho bom seus adversários não menosprezarem o poder dessa torcida para levar à seleção a vitórias. Esses jogadores sabem que “nunca caminharão sozinhos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário