quarta-feira, 15 de junho de 2016

Irlanda do Norte não é Brasil

Bandeira da torcida da Irlanda do Norte na Eurocopa 2016

Após mais um vexame da seleção brasileira, agora na Copa América, que culminou com a demissão do técnico Dunga, as redes sociais foram povoadas com uma série de piadas e “memes” (confesso que até hoje não entendo muito o conceito disso) sacaneando o escrete canarinho e sua atual decadência.

Uma dessas imagens propagadas mostrava a torcida da Irlanda do Norte na Eurocopa desse ano com uma bandeira semelhante a do Brasil com o escrito “We aren’t Brazil” numa suposta alusão aos 7 x 1, que seria usada no jogo contra a Alemanha, que ainda será realizado. Sinal inequívoco da seleção brasileira ter virado motivo de chacota mundial, de acordo com as piadas que rodaram as redes sociais.

Entretanto, embora haja motivos de sobra para a seleção do Brasil deixar de ser respeitada mundialmente (principalmente se lembrarmos que o atual presidente da CBF não tem viajado para o exterior para evitar ser preso), a história real dessa bandeira da torcida da Irlanda do Norte é um pouco diferente do que pode parecer num primeiro momento.

Trata-se da versão de uma música já conhecida que a torcida norte-irlandesa canta nos estádios há muitos anos em referência à seleção do seu país de 1982, quando surpreendeu na Copa do Mundo e conseguiu classificação para a segunda fase em primeiro lugar em um grupo que tinha a Espanha, a Iugoslávia e Honduras (teve uma vitória histórica contra a anfitriã Espanha com gol de Armstrong: https://www.youtube.com/watch?v=pgmfeuB9Txs ).

A referida canção, que desde então tem sido celebrada pelos norte-irlandeses e pode ser escutada em diversas versão no YouTube, como essa em que aparece a letra (https://www.youtube.com/watch?v=O6ia9drgL7s) refere-se, portanto,ao fato de que a seleção da Irlanda do Norte podia não ser “aquela” seleção dos sonhos do Brasil de 1982, mas dava muito orgulho aos norte-irlandeses. 

Oh my eyes have seen the glory of Espana '82
When little Northern Ireland showed what we could do
Now Lawrie is our leader and we’re coming after you
And that is why we sing
We’re not Brazil
We Northern Ireland
We’re not Brazil
We Northern Ireland (...)


Tal como outras torcidas britânicas, a torcida da Irlanda do Norte gosta muito de entoar cânticos no estádio e essa é mais um bastante representativo, como o vídeo abaixo, de 2006 (ou seja, 8 anos anos dos 7 x 1), pode comprovar: https://www.youtube.com/watch?v=Gy4mK0my04E

Pode-se concluir que, de modo algum, a referência a essa canção refere-se pejorativamente à seleção brasileira como apareceu em algumas redes sociais, mas sim é mais uma grata homenagem do mundo àquela seleção brasileira de 1982.  


Que a seleção brasileira consiga voltar a inspirar outras torcidas, ainda que isso seja muito difícil de imaginar no atual cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário