sábado, 18 de junho de 2016

O rock do Rosicky, o Pequeno Mozart

Thomas Rosicky no Arsenal

Acabo de saber que hoje Rosicky sentiu uma lesão na coxa e está fora da Eurocopa 2016, torneio que muito provavelmente seria sua despedida da seleção da República Tcheca. Certamente a seleção tcheca vai sentir falta de seu principal jogador. Eu, pessoalmente, como cidadão tcheco e admirador do Arsenal, tenho mais motivos para lamentar.

Filho de um ex-jogador, o meia Thomas Rosicky despontou cedo no futebol do Sparta Praha demonstrando grande habilidade, técnica e raça. Depois de suas primeiras conquistas o Pequeno Mozart (como passou a ser conhecido) foi contratado pelo Borussia Dortmund, onde teve grande destaque, inclusive com títulos no futebol alemão.

Depois de ter sido um dos destaques na ótima campanha da República Tcheca na Eurocopa 2004 (1) ao lado de craques como Nedved, Baros e Petr Cech, Rosicky chamou atenção do futebol inglês e acabou sendo contratado pelo Arsenal em 2006, logo após a Copa do Mundo daquele ano.

Depois de um bom começo, a partir de 2008, passou a enfrentar uma série de contusões que atrapalharam demais sua carreira nos anos seguintes, chegando a perder quase uma temporada inteira nos seus últimos anos. Com o retrospecto repleto de contusões, deixa a impressão que foi mais um exemplo daqueles craques que não chegaram a ser. Uma pena. Ao término da última temporada, com o final do seu contrato, o Arsenal prestou até uma homenagem a ele em reconhecimento à sua entrega e lealdade ao time. Confira lances do Rosicky pelo Arsenal aqui: https://www.youtube.com/watch?v=DyJeJ8bXMT8https://www.youtube.com/watch?v=DyJeJ8bXMT8.

Mesmo quase sem entrar em campo no último ano devido às contusões, foi convocado para jogar a Eurocopa nesse ano com a responsabilidade de liderar o jovem time tcheco. Depois de dar uma bela assistência no primeiro gol tcheco contra a Croácia, ocorreram até manifestações de torcedores do Arsenal pedindo para renovar o seu contrato que se encerrou recentemente depois de exatos 10 anos no clube londrino (isso antes de saberem da última contusão, que pode significar o fim de sua carreira).

Um fato interessante na sua carreira é que, durante os longos tempos em que passou em recuperação, o Pequeno Mozart explorou seu lado roqueiro e investiu seu tempo para tocar guitarra.

Com isso, tornou-se um guitarrista de verdade a ponto de se apresentar junto com uma das principais bandas de punk-rock da República Tcheca: Tri Sestry (2). No YouTube é possível ver algumas das apresentações ao vivo da Tri Sestry com a participação do Pequeno Mozart. Recomendo duas: a Modlitba Pro Partu, na qual o ironicamente o vocalista se apresenta com a camisa do Liverpool, um dos rivais do Arsenal (https://www.youtube.com/watch?v=RFbOVTBcSgU) , e a animada Kovárna, de julho de 2012 (https://www.youtube.com/watch?v=jOTsc3ErexU).

Rosicky tocando com a banda Tri Sestry



Resta saber agora se essa sua mais recente contusão irá fazê-lo encerrar a carreira efetivamente e, nesse caso, se ganharemos mais um ótimo guitarrista. O pequeno Mozart que virou roqueiro. A conferir.

Notas:
(1)      Na Eurocopa de 2004, a Repúplica Tcheca fez excelente campanha ganhando da Alemanha, Holanda, Letônia e goleando a Dinamarca, até perder na semifinal para a zebra Grécia.
(2)      Tri Sestry significa “três irmãs” em tcheco. Curiosamente meu pai, filho de tchecos, tem três irmãs; e eu, assim como ele, também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário